top of page

Transferência da Realidade

A imagem e o vídeo são ferramentas importantes no mundo atual. Não só pelo facto de serem poderosos meios de transmissão de informação, mas também por, no presente, serem não perecíveis. O ser humano procura incessantemente novas formas de experienciar, capturar, guardar e transferir. A busca por experiências mais imersivas que as atuais, com maior qualidade e menor custo nunca pára. Às imagens e vídeos planos seguiram-se os de 180º e a estes, os de 360º. 

O conceito de tecnologia 360º não é novo e um exemplo disso é o Google Street View, que desde há cerca de 10 anos, mostra ruas vistas de todos os ângulos. Contudo, nos últimos 3 anos a utilização desta tecnologia tem sido fortemente ampliada e encontra-se em quase todos os campos: dos vídeos de família à visualização de jogos desportivos, documentários em campos de refugiados a filmagens de cirurgias médicas, sem esquecer a RV (Realidade Virtual).

A visualização dos conteúdos está mais facilitada, quer seja através de HMDs (Head Mounted Displays), ao arrastar o cursor num computador ou ao deslizar um dedo num smartphone.

Apesar de todos os aspetos positivos enumerados anteriormente, o streaming (transmissão) de vídeos 360º ainda apresenta dificuldades, cujas soluções existentes não são completamente eficazes.

bottom of page